Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2015

Após reforma, ponte sobre o rio Moju é entregue à população

Obra vai melhorar o fluxo na Alça Viária, importante via de ligação entre a região metropolitana e as rodovias de acesso ao sul do Pará 
Foto: Cristino Martins/Agência Pará
Foto: Cristino Martins/Agência Pará

A ponte Moju Cidade foi entregue à população durante uma cerimônia na manhã deste sábado (19) pelo governador Simão Jatene, prefeitos e secretários. A ponte foi interditada em março de 2014 quando uma balsa carregada com 900 toneladas de dendê abalou e destruiu uma coluna da estrutura. Uma das ferramentas fundamentais no processo de reforma foi o equipamento A-Frame, que conseguiu cortar as 'línguas' da ponte, acelerando o proceso e diminuindo possíveis impactos ambientais.

Os trabalhos de reconstrução começaram cinco dias após o acidente. Balsas foram colocadas para fazer o transporte gratuito de passageiros e veículos. Uma das ferramentas fundamentais usadas durante as obras de reconstrução foi o equipamento A-Frame, que conseguiu cortar as “línguas” da ponte, acelerando a reforma e diminuindo possíveis impactos ambientais.

Foto: Antenor Filho/SecomFoto: Antenor Filho/Secom


A obra restaura a integridade da Alça Viária, mais importante via de ligação entre a região metropolitana e as rodovias de acesso ao sul do Pará e à região portuária de Barcarena. O longo prazo de execução se justificou pelo cuidado especial com o meio ambiente.

O projeto de reconstrução começou pelo escoramento da estrutura remanescente. Em seguida, foram retiradas do leito do rio todas as ruínas de concreto, com o auxílio de mergulhadores. A partir daí, vieram as fases mais delicadas: a instalação do A-Frame no topo da ponte, a articulação das “línguas” de concreto para o corte e a retirada, a desconstrução dos tabuleiros afetados pelo choque da balsa, a reconstrução do pilar 14 e reforço das demais colunas e, finalmente, a restauração das lajes maciças de concreto sobre as quais foi finalizada a pista para tráfego de veículos. A ponte ganhou ainda novo sistema de iluminação. Em toda a extensão,  ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o site Talento Noticias não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!