Páginas

sábado, 21 de março de 2015

Alepa critica nomeação de filha de governador para nova secretaria

Parlamentares afinam discurso contra criação de secretaria e nomeação.

Izabela Jatene, filha do governador, assume a nova secretaria.

O governador Simão Jatene (centro) é empossado para terceiro mandato na Assembléia Legislativa (Foto: Thais Rezende / G1)Reeleito, o governador Simão Jatene (centro) é criticado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa pela criação de nova secretaria e nomeção da filha. (Foto: Thais Rezende / G1)
Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) criticaram nesta sexta-feira (20), em Belém, a decisão do governador do estado, Simão Jatene, em criar a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais e nomear a própria filha para gerir a pasta. Izabela Jatene havia assumido há menos de três meses a presidência da Fundação ProPaz, voltada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (16), surpreendeu os deputados, que no final de 2014 aprovaram uma reforma que visou o corte de gastos no estado, reduzindo as despesas do órgãos vinculados ao Executivo, assim como a redução de secretarias. Com a reforma, os 75 órgãos vinculados ao governo passaram a 55, sendo 18 secretarias e 37 órgãos vinculados. Também foi definida a extinção de cinco secretarias especiais e a fusão de secretarias e órgãos, além da redução de cerca de 500 cargos comissionados.
Segundo o deputado Iran Lima (PMDB), líder da bancada da oposição, a assessoria jurídica irá verificar a legalidade da nomeação e caso haja algum abuso, acionará o Ministério Público do Estado com uma representação por crime de responsabilidade contra o governador. Para o deputado, a questão vai além da legalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o site Talento Noticias não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!